domingo, 29 de novembro de 2009

DARK SHADOWS: uma soap opera gótica-vampírica


Essa eu tirei de minhas pesquisas na net, já que não conhecia: a soap opera (novela em inglês) Dark Shadows, exibida de 1966 a 1971 nos EUA pela rede ABC (no Brasil pela Rede Record, com o título Na Escuridão da Noite) com um total de 1.200 episódios (!) e que deu origem a 2 filmes: House of Dark Shadows (1970) e Night of Dark Shadows (1971). A série era filmada com poucos atores interpretando vários papéis. No início, o seriado acompanhava a história de Victoria Winters, uma governanta que chega à propriedade da família Collins para descobrir mais sobre si mesma e suas origens. No entanto, como os índices de audiência não eram satisfatórios, em 1967 um novo personagem foi introduzido, o vampiro Barnabas Collins, interpretado pelo ator canadense Jonathan Frid, o que tornou a série um sucesso, e nem podia ser diferente né gente? O personagem devia participar de apenas alguns episódios, mas devido ao seu grande sucesso, ele acabou como o personagem central da história! hauahuahau Para introduzi-lo, a trama que se passava em 1967 teve que voltar no tempo para dar informações sobre o novo personagem.
Barnabas Collins nasceu no séc. XVIII e em 1795 resolve casar-se com a rica herdeira Josette Du Pres, embora tenha um caso com uma das criadas da mulher, Angelique (que vampiro safado hein?). Secretamente, Angelique é uma bruxa e resolve se vingar de seu amante quando este rompe o romance entre os dois, enfeitiçando sua patroa para que ela se apaixone por Jeremiah Collins, um tio de Barnabas. Os dois se casam de repente e Barnabas desafia o tio para um duelo, matando-o. Ao descobrir que tudo foi obra de Angelique, ele atira nela e esta, agonizando, convoca um morcego do inferno que morde seu ex-amante, tornando-o um vampiro. Barnabas resolve transformar Josette em vampira, mas esta acaba morrendo ao cair de um penhasco para fugir dele. O vampiro pede então que o matem, mas claro, ninguém consegue. Então, ele é acorrentado dentro de um caixão e escondido em um quarto secreto da mansão. Porém, em 1967, um membro da família Collins descobre o caixão e liberta Barnabas, que torna o rapaz seu escravo e faz com que ele o apresente à família como se fosse um primo distante que veio da Inglaterra. A partir daí, o vampiro começa a atormentar a vida da família Collins e dos habitantes de Collinwood.
Dark Shadows foi sucesso absoluto nos EUA, com sua trama repleta de goticismo, monstros, zumbis, fantasmas, lobisomens e bruxas. Além de tudo, a série ainda flertava com a ficção científica, mostrando personagens viajando no tempo e para universos paralelos.
Confesso que fiquei curiosíssima sobre essa série e a boa notícia é que Tim Burton pretende adaptar a série para o cinema. O filme começará a ser rodado em 2010, com Johnny Depp no papel de Barnabas (finalmente Depp vai fazer um vampiro!!!). Com certeza irei assistir a esse filme!!! E vocês?

Fonte: Kadabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário