quinta-feira, 5 de novembro de 2009

The Vampyre: A Tale: onde tudo começou...na literatura


Boa noite galera!! Dando continuidade às origens dos vampiros nas diferentes manifestações artísticas, escrevo agora sobre o primeiro conto gótico literário de língua inglesa acerca dos nossos queridos sanguessugas: The Vampyre: A Tale, de John William Polidori publicado em 1819 e, portanto, precursor do livro de Bram Stoker, que é o mais famoso e que discutirei em outra oportunidade aqui no blog. John Polidori era o médico do poeta Lorde Byron, e escreveu esta short story em 1816, em uma viagem a Europa que fez em companhia de Byron, onde na Suíça encontraram o poeta Percy Byshee Shelley e sua futura esposa Mary Wollstonecraft Godwin, que escreveria Frankenstein na mesma época, quando o grupo, preso numa villa na Itália devido ao mau tempo, resolveu fazer uma competição entre si para ver quem escreveria a estória de fantasma mais assustadora. Assim, nasceram os contos The Vampyre e Frankenstein. Legal né? Infelizmente, quando o conto do Dr. Polidori foi publicado na Newly Monthly Magazine , sem sua permissão, foi erroneamente atribuído à Lorde Byron.
Sinopse: Aubrey, um jovem cavalheiro órfão de posse de uma grande fortuna chega em Londres para a estação onde ele conhece o misterioso Lord Ruthven. Aubrey faz amizade com Lord Ruthven e ao descobrir que este está planejando uma viagem à Europa decide viajar com ele. Quanto mais Aubrey está com Ruthven, mais ele descobre sobre ele. Aubrey decide se distanciar de Ruthven, mas será que já é demasiado tarde para salvar tudo o que ele tanto preza da sede do vampiro? Lord Ruthven é um homem bem relacionado socialmente, que freqüenta festas, pode viajar e dorme em uma cama normal (não o seu túmulo) a cada noite. Ele mostra seu caráter maligno de maneiras mais sutis. Ele gosta de brincar com a mente de Aubrey, dirigindo-o ao ponto da loucura, agindo como predador dos mais próximos e queridos de Aubrey, como sua irmã. Ele promove o vício e é um corruptor da inocência.

Embora Drácula, Lestat e nosso querido Edward Cullen sejam os vampiros mais conhecidos hoje em dia, a moderna literatura vampírica deve muito ao Lord Ruthven de Polidori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário