quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Personagem: Béla Lugosi, o eterno Drácula


Béla Lugosi (Bela Ferenc Dezsõ Blaskó) nasceu em 20 de outubro de 1882 em Lugoj, na Hungria, de onde retirou seu nome artístico. Esta região, que hoje faz parte da Romênia, fica muito próxima da Transilvânia, o que aumentou em muito a mística em torno do ator. De origem abastada, Lugosi decidiu bem cedo que seguiria a carreira artística, para desgosto do pai, Istvan, que era presidente de um banco.

A odisséia de Bela Lugosi teve início aos 11 anos, quando fugiu de casa, abandonou a escola e começou a trabalhar como mineiro, para sobreviver... Morando com a irmã em uma vila próxima, Bela começou a atuar ainda adolescente, em pequenas companhias de teatro da região. Do teatro, o ator passou para o cinema húngaro, onde atuou em alguns filmes com o pseudônimo de Arisztid Olt. Em 1914, se alistou no exército do país, e teve uma breve pausa na carreira devido à I Guerra Mundial. Dois anos depois, porém, Bela convenceu os oficiais de que era "mentalmente instável" e conseguiu sua dispensa...Há boatos também de que ele tenha sido ferido três vezes, assim causando sua futura dependência em morfina para aliviar as dores que seguiram por sua vida inteira.

Pouco a pouco, sua carreira foi ganhando impulso, mas o grande salto para a fama só veio mesmo em 1931, o mesmo ano em que Bela Lugosi, já morando nos EUA, conseguiu a cidadania americana. A Universal queria o famoso Lon Chaney para o papel de Drácula, mas ele veio a falecer antes do início das filmagens. Bela ficou com o papel, e o filme de Tod Browning explodiu nas bilheterias, catapultando o ator para o estrelato!

Pálido, exagerado, com forte sotaque do leste europeu, Bela Lugosi era perfeito para o papel do Conde Vampiro... Quase não precisava de maquiagem! Lamentavelmente, porém, Bela ficou estigmatizado como ator de um papel só, e a qualidade de seus filmes foi decaindo consideravelmente. Estereotipado como "Drácula", e seguindo o mesmo declínio do gênero na década de 40, no qual os monstros clássicos protagonizavam filmes em que se enfrentavam ou comédias, Bela ficou desempregado.
Drácula passou a ser uma parte essencial da vida de Bela Lugosi, e o ator, de excêntrico, passou a ser considerado louco, pois vivia metido em caixões! A associação com Ed Wood, o "pior cineasta do mundo", marcou tristemente o final de sua carreira, protagonizando filmes risíveis como "Glen ou Glenda?" e "Plan 9 from Outer Space"...inclusive Ed Wood arcou com vários custos de internação de Bela, consumido pelo vício em morfina.
Em 16 de agosto de 1956, Bela faleceu em Norwalk, Califórnia, e deixou por escrito seu último desejo: ser enterrado com a capa de Drácula, o personagem que, ao mesmo tempo, representou sua glória e sua maldição. Porém, Bela Lugosi Jr. confirmaria em várias ocasiões que ele e a sua mãe é que teriam tomado a decisão de sepultá-lo com o traje de Drácula.
O Horror perdia assim um de seus maiores ícones. Mas Bela Lugosi continua vivo na memória dos fãs do gênero, tendo sido interpretado por Martin Landau, ganhador do Oscar por este papel, no filme "Ed Wood" (1994) de Tim Burton. Que ironia não?

Fonte: Bela Lugosi, o eterno Drácula

Nenhum comentário:

Postar um comentário