quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Dica de filme: A Dança dos Vampiros


Este filme é um clássico, uma mistura bem dosada de terror gótico e humor do diretor Roman Polanski que também escreveu o roteiro e trabalha como ator no filme, assim como sua esposa Sharon Tate, que depois seria assassinada na vida real em 1969 por uma seita satânica comandada por Charles Manson. A Dança dos Vampiros (Dance of the Vampires / The Fearless Vampire Killers or Pardon me, but your teeth are in my neck) é um filme americano/britânico de 1967, no qual Polanski faz a mistura perfeita de suspense e terror recriando o clima sufocante de vampiros em castelos góticos, com efeitos ótimos para a época e cenas recheadas de humor. Trilha sonora excelente assim como figurino luxuoso e bela fotografia fazem desse filme uma das obras primas do diretor. Imperdível!

Sinopse: A trama é ambientada na Transilvânia onde o Professor Abronsius (Jack MacGowran) e seu aprendiz Alfred (Polański) estão à caça de vampiros. Abronsius é desajeitado e pouco ambientado ao frio local, Alfred é apagado e introvertido. Os dois hospedam-se em uma pequena estalagem e Alfred encanta-se por Sarah (Sharon Tate), filha do estalajadeiro Yoineh Shagal (Alfie Bass).

Após assistir ao rapto de Sarah pelo vampiro Conde von Krolock (Ferdy Mayne), o professor e Alfred vão a seu resgate no castelo do Conde. O filme se desenvolve com passagens hilárias e culmina com um baile de gala para centenas de vampiros, no qual os participantes da festa notam algo nos espelhos do salão: o reflexo de humanos, matadores de vampiros, dançando entre eles...

No filme são estereotipados alguns vampiros muito peculiares, como Herbert von Krolock (Iain Quarrier), vampiro homossexual filho do Conde, e Yoineh Shagal, vampiro judeu sobre quem a cruz, tradicional aliada dos caça-vampiros, não faz nenhum efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário