segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Na Terra do Sol Nascente: vampiros e outras histórias...


Pois é...o pessoal dos olhinhos puxados também curte os sanguessugas!!! Lá na Terra do Sol Nascente pipocam inúmeros mangás e animes com esse tema fascinante! Legal né? Nos últimos 10 anos foram lançados mais de 100 títulos diferentes.Inclusive, já falei sobre o anime/mangá Vampire Knight anteriormente aqui no meu blog.

Foi em 1950 que começaram a surgir as primeiras revistas sobre o tema. E porque tanto sucesso por lá? Bem, lá no Japão os contos de terror são parte do folclore há milênios, onde os adolescentes disputam entre si quem consegue contar a história mais terrífica e isso, à noite, antes de dormir!! Caraca! Além disso, os japoneses são educados desde pequenos a gostar de ler, exemplo que deveríamos seguir por aqui não é mesmo??

No folclore japonês existia uma criatura, Kappa (o monstrinho que ilustra esse post), que se alimentava, entre outras coisas, de sangue, porém não se parecia com um vampiro, mais com um sobrenatural anfíbio que habitava rios, lagos e lagoas. Japonês adora um monstrinho aquático, vide Godzilla! Esse Kappa podia ser bonzinho ou malvado. Tinha o tamanho de uma criança de 10 anos, a pele esverdeada, escamas, rosto de macaco, casco tipo tartaruga e membranas nas mãos e pés. Para completar, no topo da cabeça tinha um tipo de prato onde ele carregava água quando andava na terra. Se a água derramasse, Kappa perdia seus poderes sobrenaturais e podia ser vencido. A crença diz que atacava pessoas e animais para sugar sangue. Até hoje, é costume jogar pepinos (Kappa gostava) em rios e lagoas com o nome de parentes ou amigos escritos. Se ele aceitasse a oferenda, agradecerá não atacando a pessoa com o nome no pepino. Curioso não??

Outra história interessante é a do Gato Vampiro de Nabeshima, sobre o príncipe Nabeshima e sua linda concubina Otoyo. Certa noite, um grande gato-vampiro entra no quarto de Otoyo e lhe suga o sangue, depois livra-se do corpo e assume a forma dela. O gato põe os guardas do palácio para dormir e começa a minar a vida do príncipe sugando-lhe o sangue, uma chupada a cada noite. Mas um dos guardas consegue ficar acordado e vê a linda jovem transformando-se no gato-vampiro. Ela percebe e foge para as montanhas, onde começa a atacar as pessoas. O príncipe se recupera e organiza uma grande caçada para vingar sua amada Otoyo, quando finalmente, o gato-vampiro é morto.

Fonte: Goscinny, Brenda. Lua Nova e os segredos de Robert Pattinson. Nova Sampa Diretriz Editora, 2009. 80 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário