segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Filmes japoneses de vampiros

Continuando o assunto dos vampiros nipônicos, agora vamos explorar o tema no cinema. O primeiro filme japonês do gênero data de 1956, com o título de Mariposa Vampiro (Kyuketsuki-ga em japonês), dirigido por Nobuo Nakagawa, esta película em preto e branco narra uma série de assassinatos em que as vítimas tinham marcas de dentes no pescoço. No entanto, descobre-se depois que o assassino não era vampiro de verdade..era fake! rsrsrs



Em 1959 é lançado Mulher Vampiro (Onna kyuketsuki em japonês) do mesmo diretor, que conta a história de um vampiro (dessa vez verdadeiro!) que sequestra a esposa de um cientista para transformá-la em sua Rainha.



Em 1968 vai às telas dirigido por Kaneto Shindo, o filme Gato Preto (Kuroneko ou Yabu no naka no kuroneko em japonês) baseado na lenda do gato vampiro que escrevi no outro post. Mãe e filha são estupradas e assassinadas por um grupo de samurais e retornam à vida como vampiras, que viram gatos pretos para se vingarem de seus assassinos.



No mesmo ano, é lançado A Grande Guerra dos Fantasmas (Youkai daisenso em japonês), dirigido por Yoshiyuki Kuroda
e que mostra a história de um governador de província que é possuído por um demônio sugador de sangue da Babilônia, sendo que o Yukai do título japonês é o Kappa que também já apresentei a vocês no post anterior. Na verdade, fizeram uma trilogia. Além desse, tiveram mais 2 filmes: Os Cem Monstros (Yokai Hyaku Monogatari, 1968) dirigido por Kimiyoshi Yasuda e Junto com os Fantasmas (Tôkaidô obake dôchû, 1969) dirigido por Yoshiyuki Kuroda e Kimiyoshi Yasuda.



Recentemente, em 2005, fizeram uma refilmagem do primeiro filme Yokai daisenso com o título A Grande Guerra dos Youkais dirigido por Takashi Miike e obtendo grande sucesso.



Em 1985 surge outro sucesso para o cinema, Vampire Hunter D (Kyūketsuki Hantā Dī em japonês) baseado no primeiro livro de Hideyuki Kikushi sobre o caçador de vampiros chamado de "D", um Damphir, filho de humana com vampiro e o primeiro filme a ser lançado também fora do Japão, tornando-se um cult. Esta série ainda não se encerrou no Japão e já soma 20 volumes. Em 2000, o terceiro volume da série, A Caçada Mortal ao Demônio foi lançado no cinema dirigido por Yoshiaki Kawajiri.



Também em 2000, foi lançado Blood the Last Vampire dirigido por Hiroyuki Kitakubo, um sucesso mundial, sendo o primeiro anime para cinema totalmente digitalizado por computador. Nesse filme, Saya, uma vampira adolescente, está investigando uma base aérea norte-americana no Japão no começo dos anos 1960 pouco antes da guerra do Vietnã. Lá começam a surgir vampiros(Chiropterans, demônios que se alimentam de sangue humano). Saya então é convocada para usar "sua espada" e destruir os demônios. Em 2009, fizeram uma refilmagem agora com atores sendo lançado no Brasil com o título Caçadores de Vampiros, dirigido por Chris Nahon, mas não tão bom quanto o anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário