terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mais vampiros pelo mundo...


Continuando minha busca pela net achei mais alguns tipos de vampiros espalhados pelo mundo. Vamos a eles!!

ALEMANHA

O vampiro alemão conhecido como Nachtzehrer (devastador noturno) era um morto-vivo que retornava para atacar as pessoas. Sua origem estava ligada às circunstâncias de uma morte por suicídio ou acidente. Crianças que nascessem com algum fragmento da membrana amniótica em sua cabeça também poderiam se tornar vampiras (!). Dizem as lendas que quando Nachtzehrer se transformava no túmulo, ele comia suas roupas e depois os corpos dos outros mortos. Guloso (hauhauah), era sempre encontrado pelos vivos quando estava deitado em poças de sangue. Para se proteger dos ataques, as pessoas colocavam uma pedra ou moeda na boca dos prováveis vampiros assim que eles morriam. Isso podia evitar que ressurgissem como monstros sanguinários.

BULGÁRIA

Um dos tipos mais peculiares da mitologia vampírica búlgara é o Ustrel. Segundo contam as histórias, ele era o espírito de uma criança que nasceu num domingo e morreu antes de ser batizada. Nove dias depois de ser sepultado, o Ustrel saía de seu túmulo para chupar o sangue do gado e ovelhas. No entanto, isso só acontecia à noite, pois ele não podia sair quando o dia estava claro. Somente depois de se alimentar durante 10 dias, o Ustrel adquiria forças suficientes para não precisar mais retornar à sepultura. Ele encontrava sempre um lugar para se esconder durante o dia e atacar os animais à noite, que pouco depois jaziam com marcas de dentes. Assustadas, as comunidades e vilarejos sabiam que esse era o sinal mais forte de que um vampiro estava próximo.

JAVA

Considerado um espírito maligno, o vampiro javanês voava à noite em forma de pássaro e era chamado de Pontianak. Conta-se que, de longe, era possível ouvi-lo se lamentando, pousado em árvores da floresta. Na maior parte das histórias, o Pontianak aparecia como uma linda jovem que, depois de encantar os homens, os atacava e os desfigurava. Quando um homem a abraçava, podia sentir um buraco em suas costas, que tinha sido coberto pelas longas tranças. Se o homem arrancasse um único fio de seus cabelos, poderia se salvar e não seria "vampirizado", mas se não conseguisse, ele morreria. Segundo as lendas, essa criatura também atacava bebês para lhes chupar o sangue.

MÉXICO

Os antigos astecas acreditavam na existência de uma bruxa chupadora de sangue que chamavam de Tlahuelpuchi. Essa lenda se perpetuou pelos séculos e, ainda hoje, continua presente no México rural. Essa criatura podia se transformar em animais, como o peru, o gato e o cachorro, e também gostava de sugar o sangue de recém-nascidos. A maior parte das Tlahuelpuchi precisava de sangue uma vez por mês, mas isso não era regra. Algumas delas se alimentavam até três vezes mais. Dotada de um poder hipnótico, essa bruxa-vampira podia fazer com que as pessoas se matassem e atacassem o gado de quem ela queria prejudicar. Para se proteger, as pessoas usavam alhos em suas roupas, principalmente na dos bebês (argh..imaginem o cheiro!)

Acho muito interessante estas inúmeras lendas ao redor do mundo sobre os vampiros...muitas baseadas no preconceito, já que se a pessoa era fora do normal, não seguia o padrão da época já era taxada como vampiro, mas também não podemos deixar de imaginar: será que nenhuma delas tem um fundo de verdade??? Afinal, Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay.. heheheh
E vocês? O que acham???

Fonte: Revista Fantastik Especial: Seres da Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário