sábado, 26 de dezembro de 2009

Dica de filme: Drácula (1979)


A dica cinéfila de hoje é o filme anglo-americano Drácula (Dracula) de 1979 dirigido por John Badham com fotografia de Gilbert Taylor. A canção original é de John Williams (excelente!). Como ocorreu com o filme de 1931 com Bela Lugosi que já dei a dica aqui no blog, o roteiro dessa adaptação da novela de Bram Stoker se baseou na peça teatral Dracula de Hamilton Deane e John L. Balderston. Com destaques para o ator Frank Langella (o mesmo protagonista do filme e que foi indicado para o Tony Award) e também para o cenário "Eduardiano" de Edward Gorey, a nova montagem da peça foi representada na Broadway em 900 ocasiões, durante outubro de 1977 e janeiro de 1980. Este filme foi premiado com o Saturn Award de 1979 como "melhor filme de Horror". Recomendo!! Langella faz o Conde Dracula extremamente sedutor! :)

Sinopse: Durante uma tempestade, o navio "Demeter" sofre um naufrágio no litoral de Whitby, Inglaterra, por volta dos anos de 1920. Apenas o passageiro Conde Drácula (Frank Langella) da Transilvânia é encontrado vivo, ajudado por Mina Van Helsing (Jan Francis), uma frágil mulher que visitava sua amiga Lucy Seward (Kate Nellligan), filha do médico de um manicômio local. Logo depois o Conde é convidado para jantar com Mina e seus amigos, Lucy e o pai dela, Dr. Jack Seward (Donald Pleasence), na mansão que serve de manicômio. Durante o jantar, o Conde impressiona Lucy, provocando os ciúmes de seu namorado, Jonathan Harker (Trevor Eve), o procurador de Drácula e que o auxiliara na compra da propriedade da Abadia de Carfax.

Pouco depois Mina morre, causando remorsos em Lucy que acha que não ajudara a amiga doente. O Dr. Jack chama então à Inglaterra o pai de Mina, o Professor Abraham Van Helsing (Lawrence Olivier). O professor investiga os acontecimentos e logo suspeita de que Mina foi vítima de um vampiro.

Um comentário:

  1. Para mim, foi o melhor de todos os filmes no gênero, Frank Langella, está perfeito no papel, envolvente, sensual, sedutor e sem contar que estava no auge da beleza, assisti há muitos anos e não o esqueço até hj, uau, aquele olhar dele chega a dar taquicardia, quem resiste!!!

    ResponderExcluir