domingo, 20 de dezembro de 2009

Veríssimo em "A prole do Conde Dracul"


Veríssimo publicou no jornal O Globo de quinta-feira, uma crônica interessante sobre nossos queridos vamps. Segundo ele, o crescente boom entre o público adolescente (só adolescente, Veríssimo?? rsrs) de livros e filmes de vampiros é porque vampiro é sexy. (hummmm descobriu a pólvora! heheh) E que a célebre "dentada no pescoço" (adoooorooooo!!!kkk) é vista como a suprema experiência sexual (ah nem tanto..Veríssimo! Pega leve nessa..hihihi)!
Ou então, continua ele, "na falta de qualquer coisa em suas vidas que tenha mais de 2 ou 3 anos de tradição, os jovens tenham adotado um dos mais tradicionais terrores da humanidade para ter algum tipo de passado, mesmo fictício." (Será??!!!)
Depois ele discorre sobre a origem histórica do Drácula, que já discuti aqui no blog (o célebre Conde Dracul, o Empalador), passando pelo livro do John Polidori (que também já escrevi aqui..) e do Bram Stoker (idem) (viu como o † Vamp After Dark † também é cultura gente? huahashauhsuahsuah).
Mas finaliza com algo bastante interessante:"Para o crítico marxista italiano Franco Moretti, Drácula representa a classe senhorial, uma aristocracia feudal em decomposição na qual só restaram vícios - e o gosto por sugar o sangue dos aldeões. Isso resume um dos temores que dominava o século 19, e de um jeito ou de outro ainda domina o mundo. Existem sugadores de sangue mais renitentes do que os do capital financeiro internacional?"
Engraçado como esse pessoal consegue ver no mito do Drácula a eterna luta de classes plebe X burguesia!! Ooopsss..
E continua Veríssimo: "Claro que nada disto tem a ver com os vampiros da moda, hoje (com certeza ele se refere aos nossos queridos Cullens..rs). Ouvi dizer que a próxima tendência entre os jovens será a de dentes caninos postiços (alguém precisando de dentista aí? hehe). Em algum lugar o Conde Dracul deve estar sorrindo, satisfeito com a sua prole."

Pois é, Veríssimo, Twilight Saga lançou modinha...mas nós, os verdadeiros fãs de filmes e livros de vampiros antes da Stephenie Meyer surgir com seus vampiros sem caninos pontiagudos e que brilham ao sol (não me conformo com isso!), não gostamos muito de sermos colocados no mesmo saco. Confesso que amo o Edward Cullen, mas não compactuo com as idéias da SM que pôs por terra mitos antológicos da cultura vampírica querendo ser diferente! Vampiro não é de todo bonzinho..ele também é mau e gosta de sugar sangue humano...acho que a autora poderia explorar mais esse lado...Breaking Dawn foi muito frustrante sem a luta que esperávamos tanto! Foi um anti-clímax. Uma pena...Mas viva o Ed..e o Vlad...e o Lestat...cada um apaixonante a sua maneira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário